Top 10 países que buscam pessoas da área de programação para trabalhar por lá
Nesse vídeo falarei sobre os principais países que buscam pessoas que trabalham na área de tecnologia e suas principais oportunidades.
No Brasil
Segundo a Brasscom, 70 mil profissionais serão demandados ao ano até 2024 para atender a demandas do setor de software e serviços. Porém, 46 mil profissionais na área de tecnologia se formam por ano. Assim, anualmente, existe um déficit de 24 mil especialistas.
As áreas que mais contratam são desenvolvimento de software, ciência de dados e engenharia de dados.
Porém esse déficit de profissionais da área de tecnologia não está ocorrendo apenas por aqui, mas sim no mundo inteiro! Justamente por isso que vários países estão de portas abertas para contratar profissionais formados aqui no Brasil e trabalharem por lá.
Então eu trouxe nesse vídeo os top 10 países que buscam hoje profissionais de tecnologia para quem sabe você ser a próxima pessoa a trabalhar por lá, morar fora do país, ganhar em euro ou dólar... Nada mal né?
Inclusive na verdade um dos maiores atrativos para trabalha fora do país não pe só apenas uma moeda forte e altos salários, mas também o próprio desenvolvimento na área, pois trabalhado em grandes polos de tecnologia se tem uma maior perspectiva de desenvolvimento.
1.Canadá
As principais oportunidades de emprego são em gerenciamento de projetos, desenvolvimento de software, segurança da informação, análise e desenvolvimento de dados – JavaScript, HTML, Linux, Java, Python, entre outros. Toronto é considerado o Vale do Silício do Canadá.
2.Portugal
Acredito que o destaque mais especial desse país é que de fato eles falam a língua portuguesa (mesmo que bastante diferente), o que possibilita que qualquer brasileiro consiga se virar por lá mesmo sem o inglês. Por lá a demanda por profissionais é tanta que o país criou até um visto especial para atrair profissionais de TI brasileiros, o Tech Visa.
3.Estados Unidos
Salário pode chegar até 7,2x mais alto que o Brasil Uma das plataformas que eu achei mais interessante para recrutamento é o AngelList, com oportunidades para trabalhar em StartUps e grandes empresas, como Twitch, Discord, Facebook... (destino preferido, porém o famoso green card é algo um pouco complicado)
4.Austrália
Sim, e esse país é super receptivo com brasileiros, inclusive com o pessoal acima de 40 anos que está migrando de área. Um ponto muito positivo desse país também é o clima, que diferente de países como Canadá ou Europa, é bem mais tropical.
5.Alemanha
Esse país tem um grande destaque pois está sendo investido muito dinheiro em startups no país. Para ter mais informações sobre as vagas disponíveis na área de tecnologia, você consegue conferir no próprio site de empregos do governo alemão
6.Inglaterra
A Inglaterra possui grandes empresas nacionais e multinacionais, sendo um país bastante desenvolvido. Atualmente, o país tem cerca de 1 milhão de vagas abertas, 60 mil somente na área de Tecnologia da Informação e software. O salário médio para a área de TI é 95.000 libras esterlinas/ano. (faz a conta aí no google agora pra você ter uma noção do quanto isso dá)
7.Polônia
Esse país possui uma série de empresas mais robustas, diferente por exemplo da Alemanha, que seu principal atrativo são as startups. É também um país com grande déficit de pessoas na área de tecnologia.
8.Irlanda
Além de oferecer vagas de emprego, a Irlanda também oferece bolsas de estudo internacionais com incentivos do governo. Incluive o setor de TI é o que mais tem vagas de emprego no país, com cerca de 12mil vagas.
9.Suécia
Também considerado um dos destinos preferidos de brasileiros, o número de vistos concedidos para brasileiros trabalharem na área passou de 15 em 2014 para 126 no ano passado e continua aumentando. A contratação de jovens no país recebe muito estímulo, pois a população está cada vez mais envelhecendo.
10.França
o número de vistos concedidos para brasileiros trabalharem na área passou de 15 em 2014 para 126 no acumulado deste ano.
Além disso, Espanha, Finlândia, Nova Zelândia e muitos outros...
Algumas dicas para conseguir emprego no exterior
- Nem sempre as vagas necessitam de ensino superior, no entanto, as melhores propostas requerem maior qualificação.
- Ter domínio do idioma do país é outro ponto importante para garantir boas vagas.
- Desenvolva o seu currículo na língua do país preterido e atualize seu LinkedIn.
- Pesquise e esteja preparado para as mudanças culturais de trabalho e sociedade.
- Procure as vagas em sites confiáveis de recrutamento e seleção para não realizar imigração clandestina.
Fontes
https://www.channel360.com.br/os-paises-que-estao-de-bracos-abertos-para-profissionais-de-ti-brasileiros/#:~:text=H%C3%A1%20uma%20estimativa%20de%20que,d%C3%A9ficit%20de%2050%20mil%20programadores.&text=A%20Inglaterra%20%C3%A9%20um%20pa%C3%ADs,Tecnologia%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20software.
https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/12/brasileiros-estao-deixando-o-pais-para-trabalhar-com-tecnologia-na-europa.html
https://exame.com/carreira/3-paises-que-estao-recrutando-profissionais-de-ti-brasileiros/
https://olhardigital.com.br/2019/07/11/noticias/canada-e-um-dos-tres-paises-que-mais-contrata-profissionais-de-tic/
https://www.abracomex.org/quais-sao-os-paises-que-mais-contratam-brasileiros
https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/mercado-de-trabalho-busca-desenvolvedores-ti/
https://viacarreira.com/paises-que-mais-contratam-brasileiros-para-trabalhar/
https://www.estadao.com.br/infograficos/economia,home-office-como-trabalhar-para-uma-empresa-no-exterior-sem-sair-do-brasil,1159863
https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-56072160
https://www.bicalho.com/ti-nos-estados-unidos/