• Stars
    star
    112
  • Rank 312,240 (Top 7 %)
  • Language
    HTML
  • License
    Other
  • Created over 5 years ago
  • Updated 19 days ago

Reviews

There are no reviews yet. Be the first to send feedback to the community and the maintainers!

Repository Details

Brazilian Portuguese Progit2

Pro Git, Segunda Edição, Português do Brasil

Bem-vindo à segunda edição do livro Pro Git.

Se você está procurando pela versão oficial, em Inglês, vá para o link https://github.com/progit/progit2.

Você pode achar esse livro online em: http://git-scm.com/book

Como a primeira edição, a segunda edição do livro Pro Git é open source sob uma licença Creative Commons.

Algumas coisas mudaram desde que a primeira edição foi disponibilizada de forma livre. Umas delas foi que mudamos o texto do livro de Markdown para o maravilhoso formato Asciidoc; confira aqui um guia rápido de AsciiDoc (em inglês). Nós também passamos a usar a Plataforma Atlas da O’Reilly para a geração contínua dos livros. Assim os formatos mais conhecidos estão sempre disponíves em todos os idiomas.

Nós também passamos a manter as traduções em repositórios separados em vez usar de subdiretórios do repositório original em inglês. Veja o documento para contribuições para mais informações.

Contribuindo com a tradução

Se você quiser contribuir para a tradução do livro Pro Git para o português brasileiro, é só seguir os seguintes passos:

  • Crie uma issue dizendo qual parte do livro deseja traduzir (isso evita que mais de uma pessoa comece a traduzir a mesma parte).

  • Antes de começar a traduzir, é recomendado que você leia as partes do livro já traduzidas. Isso lhe dará uma ideia das convenções de tradução sendo utilizadas.

  • Envie um pull request com a sua contribuição. Possivelmente solicitaremos algumas alterações, visando corrigir problemas ou adequar suas escolhas de tradução ao estilo vigente no restante do livro. Você pode então fazer as alterações e enviar mais commits para seu branch.

  • Caso você seja iniciante em colaborar com projetos open-source no GitHub, leia o guia que preparamos para se familiarizar com o processo.

Como gerar o livro

Existem algumas formas para gerar o e-book a partir deste código fonte.

O mais fácil é simplesmente deixar que a gente faça isso. Um robô fica esperando por mudanças no branch principal e automaticamente gera o livro para todos.

Você acha as versões atuais em http://git-scm.com/book e mais informações sobre a geração dos livros estão disponíveis em https://progit.org.

Manualmente

Outra forma de gerar os arquivos do ebooks é de forma manual, usando o Asciidoctor. Se você executar os comandos a seguir você deve obter os arquivos em HTML, Epub, Mobi e PDF:

$ bundle install
$ bundle exec rake book:build
Converting to HTML...
 -- HTML output at progit.html
Converting to EPub...
 -- Epub output at progit.epub
Converting to Mobi (kf8)...
 -- Mobi output at progit.mobi
Converting to PDF...
 -- PDF  output at progit.pdf

Usamos os projetos asciidoctor, asciidoctor-pdf e asciidoctor-epub.

No MacOS

Sugerimos que utilize o http://brew.sh/ para gerenciar as dependências de sistema (no caso, instalar o ruby e o rubygems mais recentes, para então instalar o asciidoctor).

Instalar versão atualizado do ruby

$ ruby -v
$ brew install ruby
$ source ~/.bashrc # or source ~/.zshrc
$ ruby -v

Atualizar rubygems do sistema

$ gem update --system

Configurar nokogiri para o build usando libraries do sistema

$ bundle config build.nokogiri --use-system-libraries

Depois disso tudo, é só gerar os livros:

$ bundle exec rake book:build

Via Docker

Você não precisa instalar todas as dependências do Asciidoctor em seu sistema. Usando o Docker, o livro pode ser gerado com apenas um comando, através de um container efêmero. Esse container só existirá durante a geração do livro e depois desaparecerá do sistema.

Para tanto, execute o seguinte código no seu terminal:

$ docker run -it --rm \
    -v `pwd`:/documents/ \
    rogeriopradoj/progit2

Indicação de problemas

Se possível, antes de abrir uma issue indicando um problema, verifique se já não há alguma issue semelhante aberta, utilizando o sistema de rastreio de bugs do repositório original (em inglês).

Além disso, se o problema já tiver sido apontado no site https://git-scm.com, verifique se ele não está presente neste repositório. O problema pode ser sido resolvido, mas as mudanças ainda não terem sido implantadas e publicadas.

Contribuição

Se você gostaria de nos ajudar fazendo alguma mudança, dê uma olhada no guia do contribuidor e dirija-se ao repositório do livro original em inglês.